Curso de Teoria Musical – Aula 28: Acordes de Empréstimo Modal (AEM) l Aula #198

Aulas Gratuitas de Música

Aqui em nosso site reunimos diversas aulas grátis de Música para você aprender sem gastar dinheiro, não temos a intenção de atrapalhar quem ganha dinheiro dando aulas, também incentivamos para você estudar com professores particulares e escolas de música.

CURSO DE TEORIA MUSICAL
Aula 28: Acordes de Empréstimo Modal (AEM)

Na aula de hoje, falarei sobre um tema muito interessante no ESTUDO DE HARMONIA. Trata-se do ACORDE DE EMPRÉSTIMO MODAL, que consiste em pegar “emprestado” um acorde do campo harmônico homônimo (Maior/Menor) para usar na sua música.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Pessoal, acho que esqueci de comentar no vídeo, mas é o seguinte… O Acorde de Empréstimo Modal é sempre um acorde oriundo de um MODO HOMÔNIMO, ou seja, um modo que esteja no mesmo tom (Dó e Dó… Fá e Fá…. Si e Si… Etc…) e além do Modo Maior e Menor, há outros modos muito conhecidos, mas que ainda não tivemos oportunidade de estudar, pois como vocês sabem, não gosto de colocar a carroça na frente dos bois. São os chamados MODOS GREGOS, que têm aqueles nomes esquisitos como Mixolídio, Lócrio, Eólio, etc. Resumindo, são formas diferentes de montar a escala e que consequentemente criarão campos harmônicos diferentes também. Os AEM podem ser tanto do Modo Homônimo Menor como de um Modo Homônimo Grego (Dó Mixolídio ou Dó Lídio, por exemplo). Imaginem que o Dó Mixolídio terá outros acordes diferentes do Campo Harmônico Menor e Maior e poderemos pegar emprestado esses outros acordes também, mas como não estudamos isso ainda, “muita calma nessa hora”… Rs. De qualquer forma, lembrem que 90% dos AEM são do Modo Homônimo Menor, ou seja, mesmo que seja possível usar acordes emprestados dos modos gregos, a maioria esmagadora de vezes que são utilizados, se usam os acordes do Modo Menor, e não dos gregos, beleza?! Valeu!

IMPORTANTE: Caso não entenda esta aula, certifique-se de que tenha assistido as aulas anteriores desta playlist, disponíveis em meu canal e imprescindíveis para o perfeito aproveitamento desta aula.

CURTA, DIVULGUE e SE INSCREVA NO CANAL! 🙂

GABARITO:

01) Acorde de Empréstimo Modal é todo acorde que não pertence
ao campo harmônico da tonalidade da música?
Resposta: Não. Acorde de Empréstimo Modal é o acorde tomado emprestado do modo homônimo da tonalidade. Nem todo acorde que não pertence ao campo harmônico é um Acorde de Empréstimo Modal.

02) É correto afirmar que C# é o modo homônimo de C#m e vice-versa?
Resposta: Sim

03) Com base no que aprendemos nessa aula, escreva dois acordes que podem ser usados como AEM em uma música na tonalidade Mi Maior.
Resposta: As possibilidades são Em7, F#m7(b5), G7+, Am7, Bm7, C7+ e D7. Se você citou algum desses, está certo.

04) Se uma música na tonalidade Fá Maior tiver um acorde E7, posso considerar esse acorde como um AEM?
Resposta: Não, pois o correto seria Eb7 (VII Grau da escala homônima)

05) Os acordes Dm7, C7 e Bb7+ podem ser usados como AEM numa música de qual tonalidade? (Pode ser pegadinha!)
Resposta: Uma música na tonalidade D (Ré Maior) pode utilizar esses três acordes como AEM, mas uma música na tonalidade Fm (Fá Menor) também pode utilizá-los, pois eles pertencem ao modo homônimo F (Fá Maior).

DÚVIDAS? Escreva nos comentários, que eu responderei o quanto antes, mas lembre-se: eu só respondo comentários NOVOS. Comentários que já foram respondidos uma vez não serão respondidos novamente, pois o aplicativo que utilizo só me avisa sobre NOVAS MENSAGENS.

REDES SOCIAIS E CONTATOS:

MEU SITE: www.eduardofeldberg.com.br
MEU FACE: www.facebook.com/eduardofeldberg
MEU INSTAGRAM: @eduardofeldberg

CONTRIBUIÇÕES:

– Site da Vakinha: goo.gl/fSXuYH
– Bradesco: Agência 0501 l Conta Poupança: 1012.957-5
– CEF: Agência 0256 l Conta Poupança 211.570-5
– Itaú: Agência 5589 l Conta Poupança 12.299-2
– Contribuições internacionais: utilize o cartão de crédito internacional na nossa campanha do Vakinha ou entre em contato comigo por e-mail (contato@eduardofeldberg.com.br) para utilizar o PayPal.

QUER DESCONTO PARA COMPRAR SEU INSTRUMENTO?

Acesse www.chinasom.com.br e aplique o cupom EDUARDO na finalização de sua compra, garantindo um desconto de 5% sobre o valor total do carrinho. 🙂

PROPOSTAS DE PARCERIA: Envie um e-mail para contato@eduardofeldberg.com.br

Abraços, que Deus te abençoe e até o próximo vídeo!

#CURSODETEORIAMUSICAL
#ACORDEDEEMPRESTIMOMODAL
#CURSODEMUSICAGRATIS

Autor

Aqui você poderá conferir videoaulas de VIOLÃO (aulas toda quinta-feira, às 18h), TEORIA MUSICAL (aulas uma vez por mês), BATERIA (aulas toda ou quase toda terça-feira, às 18h) e o que mais eu puder compartilhar, relacionado ao mundo da música. Inscreva-se e fique ligado, pois temos encontros marcados toda semana! :)

Aulas Gratuitas de Violão

Ver Mais Aulas

Professores Particulares de Violão

Ver Mais Professores

Escolas de Música

Ver Mais Escolas

Livros para Estudo

O Estudo da Música é um Universo sem Fim, Reunimos diversos Livros Físicos e Digitais para Aperfeiçoar seu Conhecimento.

o livro do violao brasileiro

O Livro do Violão Brasileiro

violao sem pestana

Violão Prático Sem Pestana

iniciacao no violao

Iniciação ao Violão. Princí...

oficinas de musicalizacao

Oficinas de musicalização: ...

teoria musical para leigos

Teoria musical para leigos

musica e seu ensino

Música(s) e Seu Ensino

Por que Aprender Música ?

Cantar ou tocar algum instrumento melhora significativamente a qualidade de vida, em níveis físicos e psicológicos. Inclua alguma atividade musical na sua vida, trouxemos alguns dos benefícios trazidos por esta prática.

Ensina Disciplina e Perseverânça

Para aprender música você precisa de muita disciplina e perseverânça para praticar regularmente a fim de evoluir musicalmente.

Melhor aproveitamento do Tempo

Não disperdice seu tempo com coisas que não agregam na sua vida, aprenda a tocar um instrumento e aproveite o tempo.

Melhora a Habilidade de Escutar

Treina seus ouvidos para saber escutar e identificar aspectos da música nunca observados.

Libera Dopamina no Cérebro

A dopamina é conhecida como hormônio do prazer, então nem precisamos dizer nada né. Música é bom demais.

Melhora a Coordenação Motora

É muito importante estimular a coordenação motora, principalmente nas crianças para ter um bom crescimento.

Combate a Doenças Cognitivas

Atualmente existem diversas terapias com música que ajudam pacientes com Alzheimer e outras doenças, e a melhora é visível.