Nome das Cordas do Violão de Maneira Simples e Prática para você aprender a Afinar o Violão

Aulas Gratuitas de Música

Aqui em nosso site reunimos diversas aulas grátis de Música para você aprender sem gastar dinheiro, não temos a intenção de atrapalhar quem ganha dinheiro dando aulas, também incentivamos para você estudar com professores particulares e escolas de música.

Nome das Cordas do Violão de Maneira Simples e Prática para você aprender a Tocar Violão hoje!
❤️ Meu Curso Grátis ensinando como Tocar Violão: www.formulaviolao.com/6-aulas/
👉Curso de Violão para Iniciantes (VEJA AQUI): bit.ly/violao-na-pratica-1
👉Canal no Telegram: t.me/formulaviolaooficial
Hoje eu quero mostrar para você explicar um pouquinho sobre um assunto muito importante para quem está começando a tocar violão, que é o nome das cordas do violão, e como as mesmas são distribuídas no instrumento. Antes de falar o nome das cordas é importante você saber algo que sempre me perguntam: de quais materiais são geralmente fabricadas as cordas de violão?
Os modelos das Cordas de Violão
Podem existir mais modelos do que esses que eu vou falar aqui agora, mas os que basicamente eu conheço são os modelos de corda em nylon, aí depois temos também as cordas em aço, cordas em modelo bronze e níquel. Esses são os materiais mais comuns que eu já encontrei ao longo da caminhada experimentando alguns modelos de corda, mas pode ser que com a evolução aí da indústria, já possa ter surgido algum outro modelo também.
Modelos de instrumento e o nome das cordas do violão
Além de saber o nome das cordas do violão, outra coisa muito importante que você precisa saber em seu aprendizado, é que o instrumento musical violão seis cordas. No Brasil nós temos um modelo típico de violão que é composto por sete cordas, mas não é o mais popular. A maioria das pessoas utiliza o de seis cordas, então para quem está começando é importante aprender primeiro esse formato do violão seis cordas mesmo.

Como são contadas as Cordas do Violão
O nome das cordas do violão estão totalmente ligados a distribuição das notas nas cordas. As seis cordas do violão representam seis notas, e elas são contadas e elas são contadas de baixo para cima na seguinte ordem:primeira, segunda, terceira, quarta, quinta e sexta.
Outra coisa importantíssima a saber é que essas seis cordas estão divididas em duas categorias: cordas primas e bordões.

Divisão das cordas do violão: Bordões e primas.
A corda 1 2 e 3 então são chamadas de cordas primas. Temos também os bordões, que são as outras três cordas mais graves ou mais grossas que são as cordas 4 5 e 6.
Em resumo, temos as cordas 1 2 e 3 que são as primas e a quatro, cinco e seis que são os bordões. Outro fato interessante interessante é que a primeira corda e a sexta são a mesma nota. Perceba que elas têm o mesmo som, só que uma é aguda e uma grave.

Os nomes das cordas do violão uma a uma
Agora vamos falar sobre o nome das cordas do violão: a primeira corda é a nota Mi (E), mais conhecida como “mizinho”, a segunda corda é a nota si (B), a terceira corda é a nota sol (G), a quarta corda e a nota ré (D), a quinta corda e a nota lá (A) e a sexta corda é a nota Mi (E).
É importante tomar nota que existem também outras afinações de violão. Tem pessoas que utilizam o violão afinado na tonalidade de ré maior (D), mas a tonalidade padrão que os violões vem afinados é que nós chamamos de Mi maior (E). Ainda existem muitas outras praticadas pelos músicos que tocam o estilo fingerstyle.
O importante para quem está começando agora é ter essa noção do nome das cordas do violão e a afinação padrão em Mi Maior (E) e ao longo do tempo ir aprendendo as demais afinações e novas maneiras.Espero que essa aula tenha lhe ajudado e que esse vídeo tenha trazido esclarecimento para você. Agora é só colocar em prática aquilo que você está aprendendo com nós que aqui no canal.

Inscreva-se em nosso canal: youtu.be/L100BYzJEj4
Conheça o nosso site:www.formulaviolao.com
Receba nossas aulas grátis: www.formulaviolao.com/6-aulas
Participe do nosso grupo no facebook: www.facebook.com/groups/1471836739696609/
Curta a nossa página: www.facebook.com/toqueviolaofacil/
Leia também esse outro artigo sobre o nome das cordas do violão: www.formulaviolao.com/nome-das-cordas-do-violao/

Autor

Aulas de violão para iniciantes, acordes de violão, saber como tocar músicas no violão, aulas de violão gospel e muito mais você encontra aqui em nossa canal. Venha aprender a tocar violão de forma direta e prática!

Aulas Gratuitas de Violão

Ver Mais Aulas

Professores Particulares de Violão

Ver Mais Professores

Escolas de Música

Ver Mais Escolas

Livros para Estudo

O Estudo da Música é um Universo sem Fim, Reunimos diversos Livros Físicos e Digitais para Aperfeiçoar seu Conhecimento.

o livro do violao brasileiro

O Livro do Violão Brasileiro

violao sem pestana

Violão Prático Sem Pestana

iniciacao no violao

Iniciação ao Violão. Princí...

oficinas de musicalizacao

Oficinas de musicalização: ...

teoria musical para leigos

Teoria musical para leigos

musica e seu ensino

Música(s) e Seu Ensino

Por que Aprender Música ?

Cantar ou tocar algum instrumento melhora significativamente a qualidade de vida, em níveis físicos e psicológicos. Inclua alguma atividade musical na sua vida, trouxemos alguns dos benefícios trazidos por esta prática.

Ensina Disciplina e Perseverânça

Para aprender música você precisa de muita disciplina e perseverânça para praticar regularmente a fim de evoluir musicalmente.

Melhor aproveitamento do Tempo

Não disperdice seu tempo com coisas que não agregam na sua vida, aprenda a tocar um instrumento e aproveite o tempo.

Melhora a Habilidade de Escutar

Treina seus ouvidos para saber escutar e identificar aspectos da música nunca observados.

Libera Dopamina no Cérebro

A dopamina é conhecida como hormônio do prazer, então nem precisamos dizer nada né. Música é bom demais.

Melhora a Coordenação Motora

É muito importante estimular a coordenação motora, principalmente nas crianças para ter um bom crescimento.

Combate a Doenças Cognitivas

Atualmente existem diversas terapias com música que ajudam pacientes com Alzheimer e outras doenças, e a melhora é visível.